Oxum e Exú e o Jogo dos Búzios

Lenda de Oxum e Exú

Oxum foi ter com Exú, para que ele lhe ensinasse o jogo dos búzios. Perante este pedido Exu disse: “ensino se durante 10 dias me limpares a casa”. Oxum, no entanto passado 10 dias Oxum já estava farta de limpar a casa de Exú, e foi ter com este para lhe ensinar o jogo. Exú respondeu para que ela continuasse a limpeza da casa. Oxum, com a sua esperteza lançou então a Exú, um pó que o colocaria cego.

Desta forma Exú, estando cego, não conseguia dar as suas consultas habituais, tendo-se Oxum oferecido carinhosamente a Exú para o ajudar, pois desta forma Exú seria obrigado a ensinar-lhe, a lançar o jogo dos búzios. Sem alternativa, Exú ensina Oxum a jogar o jogo dos búzios. Passaram vários dias e Oxum continuava a dar consultas.

Com o passar do tempo, Oxum começa a apaixonar-se por Exú, sendo este sentimento tão forte, e com remorços do que havida feito, resolveu devolve-lhe a visão, tornando-se assim esta também “dona” do jogo de búzios.

Inês De Cabocla de Oxossi

—-//—-

Esta lenda foi recontada por uma filha do terreiro com apenas 11 anos, lenda Oxum/Exú.

Aqui se mostra a simplicidade, amor e a inocência das crianças que vivem a Umbanda, mostram a nós o que realmente devemos aprender com estes contos. O que é a essência da lenda e o que devemos reter.

Axé

Mãe Vanda D’Oyá

Last updated: 2016-07-21