Obá

Obá Orixá Rainha do rio Níger. Embora seja  um Orixá feminino é temida, forte, energética, considerada mais forte que muitos Orixás masculinos, vencendo lutas com, Oxalá, Xangô e Orumilá. Está sempre com espada e escudo na mão, pronta para lutar pelo o que acredita e defende. As mulheres que procuram força e proteção podem recorrer a este Orixá, pois ela é a mãe que entende as dores do coração.

Filha de Yemanjá Oxalá, a Orixá Obá é a senhora das águas doces revoltas, procura sempre pelo equilíbrio e é defensora da justiça. Seu campo energetico encontra-se nas quebras fortes de água doce, pororocas e quedas d’água. Obá anda ao lado de Nanã, por isso também tem controle sobre o barro e as enchentes. Por possuir grande força física, ela representa o poder feminino da luta, também é atribuído a ela o poder de transformar os alimentos crus em cozidos.

Obá é irmã de Iansã, foi esposa de Ogum e, posteriormente, terceira e mais velha mulher de Xangô. Bastante conhecida pelo fato de ter seguido um conselho de Oxum e decepado a própria orelha para preparar um ensopado para o marido na esperança de que isto iria fazê-lo mais apaixonado por ela. Quando manifestada, esconde o defeito com a mão. Seus símbolos são uma espada e um escudo.

Tudo relacionado a Obá é envolto em clima de mistérios, e poucos são os que entendem seus atos dentro da religião, chegando a ser cultuada como se fosse um Xangô fêmea.

Obá e Ewá são semelhantes, são primas. Obá usa a festa da fogueira de Xangô para poder levar as suas brasas para o seu reino, desta forma é considerada uma das esposas de Xangô mais fieis a ele.

Obá é um dos Orixás  ligado a água. Suas roupas são vermelhas e brancas, leva um escudo, uma espada, uma coroa de cobre. Usa um pano na cabeça para esconder a orelha cortada. Conta e lenda que Obá, repudiada por Xangô, vivia sempre rondando o palácio para voltar.

Seu estereótipo de batalha a deixa com uma aparência menos feminina. Sua beleza está na forma como guerreia e combate as injustiças.

Características

Cor Vermelha
Fio de Contas Marron rajado
Ervas Candeia, negamina, folha de amendoeira, ipoméia, mangueira, manjericão, rosa branca
Símbolo Ofangi (espada) e um escudo de cobre
Pontos da Natureza Rios de águas revoltas.
Flores Gerberia magenta, azaleias em cores vivas, Rosas vermelhas ou rosa
Essências Rosas
Pedras Marfim, coral, esmeralda, olho de leopardo
Metal Cobre
Saúde audição, orelha, garganta.
Planeta Saturno
Dia da Semana Quarta-feira
Elemento Fogo
Chakra Frontal
Saudação Obá xirê
Bebida Champanhe
Animais Galinha d’angola
Comidas Abará – massa de feijão fradinho enrolado em folhas de bananeira; acarajé e quiabo picado.
Número 7
Data Comemorativa 30 de maio.
Sincretismo Santa Joana d’Arc

Incompatibilidades

Sopa, peixe de água doce

Qualidades

Obá Loké, Obá Gideó, Obá Terá, Obá Syió, Obá Lodé, Obá Rewá, Obá Lomyin

 

Atribuições

Defende a justiça, procura refazer o equilíbrio.

Sendo um orixá ligado ao Trono Feminino do Conhecimento,através da absorção do conhecimento em desequilíbrio para a sua posterior recondução ao equilíbrio do ser, acaba por punir quem faz mau uso dos conhecimentos, dado que são qualidades divinas.

Obá ajuda na superação da dispersão ou confusão mental.

 

Características Dos Filhos de Obá

 

Os filhos de Obá são simples em estilo de vida, mas de grande conhecimento apaixonados e dedicados à vida amorosa, são lutadoras, bravas, um pouco agressivas, o que as levam a serem incompreendidas. O temperamento de um filho de Obá também afasta os mais sensíveis pela sinceridade exagerada e a falta de preocupação em agradar, contudo, isso tudo é acompanhado de dedicação e lealdade àqueles que transpõem a superfície rígida da “mulher-macho”.

Frequentemente tendem a ter experiências infelizes e amargas dada a sua dedicação e ingenuidade. São ciumentas e zelosas com tudo o que lhes pertence. Porém, pessoas de grande valor,dedicação e bondade, podendo no entanto por vezes se tornarem vingativos. Tendem a alcançar seus ideais. São extremamente honestas, tolerantes e crédulas.

Sua principal característica é ser guerreira(o).

Geralmente tem nariz largo, sobrancelhas grossas, rosto redondo, lábios

acentuados, pessoa de estrutura forte.

Mesmo sendo homens, as causas feministas são um foco de atenção para os filhos de Obá e as mulheres mais ativas e de figura poderosa são muito atraentes aos olhos dos homens.

 

Axé

Mãe Vanda D’Oyá

Last updated: 2020-04-29